top of page

As redes do futuro estão chegando: conheça o conceito de Network-as-a-Service (NaaS)

Devido ao acelerado avanço tecnológico, novas soluções estão surgindo para simplificar e otimizar a maneira como as empresas gerenciam suas infraestruturas de rede. Uma delas é a Network-as-a-Service – NaaS (Rede como Serviço), um modelo inovador que possibilita que as organizações aumentem sua performance de rede por meio da terceirização.


É comum que as organizações busquem maneiras de conectar seus sistemas e operações de forma cada vez mais segura e eficiente. A NaaS surge como uma solução rodeada de flexibilidade, escalabilidade e redução de custos. 


Continue acompanhando a leitura deste conteúdo para compreender ainda mais sobre este recurso.

Conheça a Network-as-a-Service (NaaS)

Network-as-a-Service (NaaS) pode ser definida como um modelo de serviço onde os componentes de infraestrutura de rede são fornecidos sob demanda por meio de tecnologia de nuvem.


Com ele, as empresas não precisam mais gerenciar seus equipamentos de rede, tendo o serviço de provedores especializados e terceirizados que fornecem a infraestrutura e o gerenciamento necessários para a operação dessas redes.


De modo geral, a NaaS permite que as empresas aluguem uma rede de alta performance e segurança, arcando apenas com os valores dos serviços que utilizam. Outro ponto importante é que o gerenciamento dessa rede é feito de maneira centralizada e automatizada.

Características da Network-as-a-Service 

O Network-as-a-Service representa um avanço importantíssimo na forma como as redes são gerenciadas e consumidas. Sendo assim, a estratégia conta com diferentes características, as quais se destacam:


  • Serviços sob demanda: as empresas podem acessar a infraestrutura de rede sob demanda, tendo flexibilidade e escalabilidade na hora de expandir ou reduzir a capacidade de acordo com as mudanças dos negócios.


  • Gerenciamento centralizado: a gestão e o monitoramento das redes são realizados através de plataformas centralizadas e, em sua maioria, baseados na nuvem, o que facilita todo o controle de desempenho e segurança.


  • Escalabilidade e flexibilidade: as empresas podem ajustar a largura de banda, adicionar ou remover funcionalidades e, ainda, expandir a rede de maneira rápida e simples, sem a necessidade de realizar, por exemplo, modificações significativas na infraestrutura física.


  • Segurança e confiabilidade: os provedores da NaaS fornecem soluções de segurança integrada com firewall, VPNs e controle de acesso, garantindo que a rede esteja sempre protegida contra ameaças externas.

Vantagens de apostar na NaaS

Um modelo de Network-as-a-Service conta com inúmeras vantagens para as empresas que optam por essa tecnologia, seja em questões de agilidade, custos ou capacidade de expansão.


Confira os principais benefícios desse modelo:


  • Redução dos custos: não se tem a necessidade de adquirir, instalar ou manter hardwares de rede física, diminuindo custos iniciais e operacionais.


  • Simplicidade operacional: as empresas conseguem se concentrar em atividades principais, uma vez que a gestão da infraestrutura de rede estará aos cuidados de um provedor especializado.


  • Atualizações constantes: os provedores da NaaS mantêm uma infraestrutura sempre atualizada, eliminando a necessidade de investimentos em atualizações e novos equipamentos.


  • Gestão simplificada e automatizada: as empresas podem monitorar o desempenho da rede, ajustar configurações e aplicar políticas de segurança de maneira remota, simplificada e em tempo real.


  • Diminuição de complexidade: toda a complexidade de configurações, de ajustes e de manutenções é absorvida pelo provedor de serviço, liberando as empresas para se concentrarem em atividades de maior importância.

NaaS: por que vale a pena

Como pudemos compreender ao longo deste conteúdo, a rede como serviço NaaS vem crescendo cada vez mais no universo digital da atualidade, considerando os altos custos e as dificuldades para projetar, construir e gerenciar uma rede de forma interna.


Por isso que nós, da Cubes, selecionamos os produtos que irão atender às necessidades específicas de cada projeto de maneira cuidadosa. Prezamos a análise de requisitos, a implantação de cabeamento estruturado e o acompanhamento de uma equipe especializada e preparada para entregar excelência até o início efetivo do NaaS. Incrível, não é mesmo?


Clique aqui, fale com nosso time e transforme a gestão de redes da sua empresa!


bottom of page