Next-Generation Firewall, ou apenas NGFW, é um firewall de próxima geração que vai muito além das funções básicas dessa ferramenta, proporcionando recursos avançados para proteger as redes e os sistemas empresariais contra inúmeras ameaças.
A tecnologia foi projetada especialmente para proporcionar uma defesa que une segurança e visibilidade. Ao longo deste conteúdo, iremos conhecer mais sobre esse assunto tão importante. Boa leitura!
NGFW e SD-WAN
O NGFW e o SD-WAN são tecnologias essenciais quando se trata da segurança e da gestão das redes corporativas. Como falado, o NGFW é uma versão mais avançada dos firewalls tradicionais, proporcionando supervisão de tráfego, controle, detecção e prevenção de ameaças.
Já o SD-WAN é uma abordagem de rede WAN, definida por um software, projetado para melhorar cada vez mais o desempenho de redes distribuídas, assim como as filiais de uma empresa.
A integração dessas tecnologias permite uma melhora significativa na segurança e no desempenho da rede, afinal, o NGFW pode ser implantado em ambientes remotos, com a garantia de que o tráfego que passa através do SD-WAN será realizado e protegido.
Outro ponto importante é que o SD-WAN é capaz de otimizar o roteamento de tráfego, enquanto isso, o NGFW garante que tudo ocorra de maneira segura, seja qual for o caminho escolhido.
Vantagens do recurso SD-WAN
Cada vez mais as empresas estão investindo em tecnologias de WAN, uma vez que elas podem proporcionar independência e flexibilidade para transmissões de dados.
Pronto para oferecer mais desempenho e baixo custo, o SD-WAN conta com inúmeras vantagens, principalmente para organizações que querem lidar com demandas ainda maiores. Em meio a esses pontos positivos, destacam-se:
Mais flexibilidade
O uso do SD-WAN permite uma configuração por meio de inúmeros links ao mesmo tempo, tornando os processos cada vez mais simples. Desse modo, as empresas podem criar infraestruturas diversas sem que a integridade operacional seja comprometida.
Redução de custos
Redes como essa carregam a capacidade de suportar e até mesmo compartilhar a carga de tráfego em meio às muitas conexões, por exemplo, banda larga, internet, MPLS e muitas outras.
Assim, a empresa consegue economizar sem deixar de aproveitar uma excelente e mais acessível conexão com a internet, tudo isso sem comprometer a velocidade e a segurança devido ao uso do SD-WAN.
Maior visibilidade das aplicações
Junto ao SD-WAN, as empresas podem ter uma comunicação que seja mais livre de taxas e erros. Essas aplicações atuam com um altíssimo desempenho, proporcionando ao setor de TI um elevado nível de qualidade operacional.
Segurança de dados
O SD-WAN conta com recursos avançados para manter a segurança, o que inclui os firewalls e a criptografia, uma forma de fazer com que os dados da empresa sejam acessados somente por pessoal autorizado.
Além disso, pode ser visto como um recurso capaz de realizar melhorias contínuas nos canais de comunicação, servindo para detectar possíveis ameaças na rede.
Mais desempenho da rede e dos dispositivos
As funcionalidades presentes no SD-WAN geram uma melhoria na performance de infraestrutura da rede de modo geral. Com isso, as rotinas de gestão se tornam mais simples, além de se ter redução do tempo de configuração dos serviços e até mesmo dos erros ou das falhas operacionais.
Entenda como o SD-WAN presente nos NGFW funciona
O SD-WAN presente no NGFW garante uma combinação poderosa dos desempenhos de redes e segurança avançada. Os benefícios ocorrem quando se junta o dinamismo e a otimização do tráfego do SD-WAN com as proteções de um firewall de última geração.
Toda essa integração gera soluções que melhoram o desempenho da rede, simplificando a administração e o tempo, aumentando a segurança em ambientes empresariais. O funcionamento ocorre da seguinte maneira:
O SD-WAN no NGFW monitora de maneira contínua as rotas disponíveis para o envio de dados, ajustando esse caminho com base nos fatores de latência, perda de pacotes e largura de banda disponível. Ou seja, o tráfego sempre segue o caminho mais eficiente e com um melhor desempenho.
Enquanto o SD-WAN analisa a melhor rota, o NGFW segue em constante análise, verificando o tráfego que passa pela rede, indo dos pacotes até o comportamento das aplicações, a fim de detectar e prevenir ameaças. Cada pacote que passa pela rede é operado em uma busca de vulnerabilidade, garantindo que são protegidos.
Atuando juntas, essas tecnologias usam as estratégias para aplicar políticas de segurança e desempenho de forma centralizada. Ou seja, se uma empresa tem várias filiais, todas podem seguir as mesmas regras, seja qual for a localização ou conectividade. Assim, é possível reduzir a complexidade do gerenciamento, tendo um controle rigoroso do que é ou não permitido.
Caso um link falhe ou fique congestionado, o SD-WAN faz o redirecionamento do tráfego para outra rota de forma automática. Enquanto isso, o NGFW segue protegendo o fluxo de dados, garantindo a continuidade do serviço com relação à segurança e à não existência de interferências.
Ademais, o SD-WAN junto ao NGFW faz com que se tenha o melhor em conexão, o que proporciona redes mais rápidas e eficientes, sem prejudicar a segurança. Uma maneira de fazer com que o tráfego de dados flua sem nenhuma barreira.
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor. Para acessar mais como este, acompanhe o nosso blog!